quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Snorre Valen indica o WikiLeaks para o Prêmio Nobel da Paz


O político norueguês Snorre Valen indica o WikiLeaks, site especializado em vazar documentos confidenciais, para o Prêmio Nobel da Paz.

O site WikiLeaks existe há vários anos, mas só recentemente ganhou mais popularidade por vazar milhares de documentos confidenciais do governo de vários países. Mas também fez grandes vazamentos, como crimes de guerra.

Valen disse que o WikiLeaks é "uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século XXI, e não é por mesmo, tanto que no ano passado, o chines Xiabao ganhou o Prêmio Nobel da Paz por também apoiar a liberdade de impressa, e ambos causaram a ira de grandes líderes mundiais.

2 comentários:

  1. Essa é somente uma indicação. O prêmio Nobel da Paz é muito político, não significa que quem está recebendo realmente mereça.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Francisco, a politicagem envolta sobre este tipo de premiação é muito maior que a propria intenção do premio em si.
    Apesar causa do Wikileaks ser de certa forma nobre nao vejo como algo humanitario ou que promova a paz, afinal muitos jornalistas fazem a mesma coisa pelo mundo todo, é somente mais um na mesma causa de milhares de pessoas, apenas se destacou mais.

    ResponderExcluir